sexta-feira, 11 de julho de 2008

Moatize, distrito da província de Tete


Depois de ter sofrido grandes atrasos desenvolvimentais durante a guerra-civil que se seguiu à independência, Moatize foi elevada, em 1998, à categoria de município, e é agora a sede do distrito do mesmo nome, na província de Tete.
Tem limites com os distritos de Tsangano de Chiuta , de Changara, de Tete, de Guro e Tambara da província de Manica, com o distrito de Mutarara e com o Malawi.
De acordo com o censo de 1997, o distrito possuía 109 103 habitantes e uma área de 8 879 km², o que dá uma densidade populacional de 12,3 h/km². Administrativamente está dividido em três postos: Kambulatsitsi, Moatize e Zóbué. O Posto Administrativo de Moatize compreende as localidades de Benga, Mbpanzo, Moatize e Msungo.
Como sabemos, Moatize possui gigantescos jazigos de combustível fóssil – carvão mineral – estimados em 2,4 biliões de toneladas, o que a torna num dos maiores depósitos do hemisfério sul. A exploração em grande escala já se encontra concessionada a companhias estrangeiras, pelo que a Moatize que nós conhecemos há quase meio século, possui, agora, todas as condições para vir a ser uma grande e próspera cidade de Moçambique e de África.
Tudo de bom para Moatize, são os votos da CCaç 174!