terça-feira, 11 de novembro de 2008

O Nanducha


Filho do casal Tendeiro, dos caminhos-de-ferro de Moatize, este menino é o Nanducha, que adorava ir ao quartel, onde tinha imensos amigos, que – não bastasse a sua simpatia natural! – projectavam nele as lembranças e as saudades de filhos, irmãos e familiares que tinham deixado na «Metrópole».
Tinha ainda o Nanducha a atracção da pequenina swala, que os rapazes de 174 tinham recolhido abandonada e criavam com o maior desvelo no interior do aquartelamento.
A foto é de 1963. O casal Tendeiro era de grande simpatia para os militares da Companhia, sendo raro o dia que não tinha alguns deles à sua mesa, particularmente em dias festivos.
Passado pouco tempo de termos regressado, tivemos notícia de um trágico acidente ferroviário na linha de Moatize, de que resultaram vários mortos e feridos, referindo-se, mesmo, a hospitalização, em estado grave, «de um casal de apelido Tendeiro, com um filhinho de 6 anos». Não soubemos, até agora, outros pormenores, mas desejamos sinceramente que estas três esplêndidas criaturas, se tenham salvo com vida daquela sombria catástrofe. Deus o queira!

1 comentário:

fernando disse...

sou o NANDUCHA espero que entrem em contacto comigo, pois moro em ALMADA e o meu telemovel é 919455413.